• English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • español 
    • English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Dentárias
  • Medicina Dentária
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Dentárias
  • Medicina Dentária
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Atitudes no consultório dentário para com as crianças com leucemia que sofrem de mucosite oral induzida por quimioterapia.

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (784.0Kb)
Fecha
2021
Autor
Catier, Laura
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A mucosite oral é uma complicação ocorrendo como um efeito adverso durante a quimioterapia nas crianças com leucemia. Sendo dolorosa, a sua gestão é necessária para melhorar a sua qualidade de vida. Objetivos: Conhecer a mucosite oral, comparar a eficácia dos seus tratamentos, determinar como e a que nível cada pode ajudar a criança e avaliar a segurança. Material e Métodos: Foi realizada uma pesquisa na base de dados PubMed em março de 2021, utilizando a seguinte combinação de termos de pesquisa: (((leukemia[MeSH Terms]) OR (hematologic neoplasm[MeSH Terms])) AND (stomatitis[MeSH Terms]) AND ((child[MeSH Terms]) OR (pediatric dentistry[MeSH Terms]))). Resultados: Foram incluídos 13 estudos selecionados em função dos critérios de inclusão e de exclusão. Dois artigos falaram das manifestações orais e da evolução da mucosite oral. Três trataram do manejo do seu baixo grau atráves da higiene oral ou do Mucosyte ®. Três abordaram o laser, um dos quais comparou-o ao tratamento com óleo de andiroba concluindo que este último era mais eficaz. Quatros trataram da gestão do grau mais severo como a glutamina parenteral e a palifermina. Um tratou da ajuda do zinco. Não foram observados efeitos adversos consideráveis. Conclusão: Finalmente, os nossos resultados sugerem que todas as soluções propostas são eficazes e bem toleradas dependendo da gravidade da mucosite. Também, devido ao facto de as faixas etárias, os agentes antineoplásicos e os protocolos considerados serem diferentes, a comparação foi difícil. Precisamos de mais estudos com parâmetros mais comparáveis.
URI
http://hdl.handle.net/20.500.11816/3816
Colecciones
  • Medicina Dentária

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
CESPU CRL
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
CESPU CRL