Restaurações dentárias do setor anterior em pacientes adultos, diferentes possibilidades terapêuticas.
Resumo
Introdução: Durante muitos anos e cada vez mais, a estética é importante na nossa sociedade. A medicina dentária desempenha um papel importante nesta busca da beleza, tornando possível melhorar e mudar o sorriso. Várias técnicas estão disponíveis para restaurar os dentes anteriores dos adultos.
Objetivo: O objetivo deste trabalho é comparar as restaurações dentárias do setor anterior em pacientes adultos, com o uso de resinas compostas diretas ou indiretas e facetas cerâmicas, a fim de oferecer aos pacientes a melhor opção terapêutica.
Material e método: Foi realizada uma revisão bibliográfica na base de dados PubMed num intervalo de publicação de 10 anos (2010 a 2020).
Resultados: Dos 379 artigos obtidos, 46 artigos eram potencialmente relevantes. 32 artigos preenchiam os critérios de inclusão. Finalmente, 8 artigos foram excluídos por falta de relevância. Assim, 24 artigos foram incluídos nesta revisão sistemática integrativa.
Discussão: As técnicas mais frequentemente utilizadas incluem resinas compostas diretas e facetas cerâmicas indiretas. Ambas têm vantagens e desvantagens, bem como protocolos rigorosos. Assim, há vários fatores a considerar para oferecer aos pacientes a melhor opção de tratamento.
Conclusão: Vimos que a comparação de diferentes técnicas de restauração nem sempre nos permite escolher uma técnica em vez de outra, ambas têm o seu lugar na medicina dentária conservadora contemporânea.