SISTEMA T-SCAN COMO RECURSO DIGITAL NA AVALIAÇÃO DA OCLUSÃO
Abstract
Introdução: As considerações oclusais desempenham um papel vital no sucesso de qualquer tratamento dentária. Atualmente, na prática clínica diária, os médicos dentistas ainda utilizam o papel articular como principal método de visualização dos contatos oclusais. Hoje existe um desenvolvimento tecnológico disponível, o sistema T-Scan, que nos permite alcançar outros níveis de análise mais precisos, sendo este um sistema valioso para a avaliação clínica e compreensão de problemas oclusais.
Objetivos: Conhecer a contribuição do sistema T-Scan como recurso digital no diagnóstico e tratamento da oclusão, bem como determinar sua confiabilidade como alternativa como indicador oclusal em comparação com os métodos tradicionais, e implicações e indicação na prática clínica.
Métodos: A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados PubMed com as seguintes palavras-chave: “occlusal adjustment”, “t-scan”, “dental occlusion”, “computerized” and “occlusal contacts”. As palavras-chave foram combinadas dois para dois com o operador boleano “AND”. Foram considerados artigos em lingua portuguesa, inglesa e espanhola publicados de 2010 a março de 2021, inclusive.
Resultados: Foram identificados 301 artigos, sendo selecionados 25 artigos para esta revisão bibliográfica integrativa. 80% dos autores indicam o uso de T-Scan na prática clínica. Os autores destacam a objetividade (68%), reprodutibilidade (56%), precisão (52%) e a capacidade de medir ao longo do tempo (16%) do sistema T-Scan.
Discussão: O sistema de análise oclusal T-Scan é bem estudado e tem a capacidade de registrar com precisão e repetidamente as relações de contato oclusal dinâmico como dados de sequenciamento de tempo e força, avaliando objetivamente os contatos oclusais a fim de melhorar o resultado do tratamento.
Conclusão: A informatização da análise oclusal aumenta a confiabilidade dos resultados, permitindo que os ajustes oclusais sejam direcionados de forma precisa e previsível. A superioridade do recurso T-Scan em termos de reprodutibilidade, objetividade e precisão em relação às técnicas tradicionais parece ser suficiente para a aprovação de sua aplicação clínica.