Consequências de uma Alimentação Vegetariana na Saúde Oral
Abstract
Introdução: A dieta vegetariana baseia-se em alimentos provenientes de plantas e elimina toda a carne animal. Os vegetarianos são classificados em diferentes categorias, definidas pela aceitabilidade relativa dos produtos de origem animal e podem ter diferentes motivações para iniciarem esse estilo de vida.
Objetivos: O presente estudo tem como objetivo agregar evidências das consequências da alimentação vegetariana na saúde oral como a saliva, o periodonto e a dentição.
Materiais e Métodos: A pesquisa bibliográfica para esta dissertação foi realizada através da base de dados Pubmed. Foram feitas diversas combinações de palavras e incluídos artigos de 2000 a 2021, de vários géneros. O número total de artigos selecionados para esta dissertação resultou de vários critérios de inclusão e exclusão.
Resultados: A partir da base de dados Pubmed, foram incluídos 14 artigos nesta revisão e, posteriormente, acrescentaram-se 4 referenciados nos artigos selecionados que mostraram informação importante para o estudo. Dos 18 artigos, 13 são estudos clínicos, 1 é uma scoping review, 2 são meta-análises e 2 são revisões.
Conclusão: Uma dieta vegetariana ou um estilo de vida vegetariano tem um efeito positivo na saliva e no periodonto. No entanto, apresenta um risco aumentado de cárie devido ao elevado consumo de hidratos de carbono refinados e pouca aplicação de fluor tópico, um risco aumentado de erosão dentária devido à quantidade elevada de alimentos ácidos que ingerem e, quanto à abrasão não há nenhuma conclusão sólida.