Lesões do Nervo Alveolar Inferior
Abstract
O nervo alveolar inferior (NAI) é uma estrutura nervosa mandibular bilateral derivado do nervo trigémio. A sua lesão ocorre com alguma frequência em atos cirúrgicos comuns na odontologia, podendo originar transtornos na qualidade de vida do paciente.
O objetivo desta revisão consiste em compreender os procedimentos cirúrgicos mais suscetíveis de causar a lesão do NAI, o processo de diagnóstico e as diferentes abordagens terapêuticas.
Realizou-se uma pesquisa de bibliográfica na PUBMED incluindo artigos em idioma inglês publicados nos 13 últimos anos. Um total de 15 publicações foram elegíveis para serem incluídas nesta revisão.
Os resultados obtidos mostram que o ato cirúrgico com maior incidência na lesão do NAI são a exodontia do terceiro molar (32.14%-69%), o tratamento endodôntico (7-35,3%), a anestesia local (12,7%) e o implante dentário (11,7%). O método de diagnóstico mais frequente é o QST utilizando em conjunto com radiografias convencionais (40%) ou a RM (20%). O tratamento das lesões do NAI realiza-se mediante administração de fármacos (46,7%), com recurso à microcirurgia (40%) ou à acupuntura (6,7%).
Além dos meios de diagnóstico convencionais, existem outros que são importantes para excluir algumas patologias que possam causar dor facial na área afetada. Se a regeneração da lesão do nervo não ocorrer, existem diferentes opções terapêuticas momeadamente a prescrição dos diferentes fármacos, ou a microcirurgia da lesão. Contudo existem também tratamentos secundários, menos invasivos como a acupuntura, ou terapia laser de baixo nível.
Concluindo, é necessário que o praticante tenha o conhecimento sobre este problema, para que seja possível prevenir, diagnosticar, tratar e acompanhar os pacientes.