• English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • español 
    • English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Dentárias
  • Medicina Dentária
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Dentárias
  • Medicina Dentária
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Revisão sistemática integrativa sobre o uso de enxerto de tecido conjuntivo autólogo vs Mucograft® no tratamento de recessões múltiplas tipo 1 de Cairo.

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (620.9Kb)
Fecha
2021
Autor
Sabin, Philippine Karine Sylvie Anne
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A recessão do tecido marginal é definida como o deslocamento da margem do tecido mole apical à junção esmalte-cemento e é um quadro clínico frequente, na população geral. Pode ser localizada ou generalizada, e a exposição radicular resultante pode provocar sensibilidade e cárie radiculares. O objetivo deste trabalho é comparar a eficácia da matriz de colagénio Mucograft® com os autoenxertos, avaliando os critérios de cobertura radicular, estética e desconforto do paciente, orientando o trabalho sobre recessões gengivais múltiplas RT1 segundo a classificação de Cairo. Para a realização deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica na base de dados PubMed abrangendo os últimos 20 anos. Para a triagem dos artigos, utilizaram-se critérios de inclusão e exclusão. Assim, num total de 65 artigos foram selecionados, 23, importantes para esta dissertação. A consulta de dois livros de Periodontologia permitiu complementar a descrição da anatomia gengival e das técnicas cirúrgicas. A técnica gold standard para o tratamento de recessões tipo 1 de Cairo é a técnica bilaminar com uso de enxerto autólogo. Para a regeneração do tecido periodontal são usados alguns biomateriais, nomeadamente o Mucograft®, uma matriz de colagénio bioabsorvível, de origem porcina, que constitui uma boa alternativa ao enxerto gengival autólogo. A gengiva queratinizada obtida é comparável à de um enxerto de gengiva autólogo. A colheita de tecido doloroso pode ser evitada, possibilita obter uma cor e textura bastante estética da gengiva e a duração do procedimento cirúrgico é, significativamente, reduzida.
URI
http://hdl.handle.net/20.500.11816/3850
Colecciones
  • Medicina Dentária

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
CESPU CRL
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
CESPU CRL