Osseodensificação, revisão sistemática dos avanços atuais
Abstract
Introdução : As técnicas de perfuração óssea tradicionais têm sido desenvolvidas com o objetivo de melhorar a qualidade e quantidade óssea em pacientes com uma situação de implantes desfavoravel. No entanto, essas técnicas parecem ser insuficientes no aporte de benefícios na cirurgia de colocação de implantes dentários.
Objectivo : O objetivo desta revisão sistemática é comparar a técnica de osseodensificação com as técnicas tradicionais de osteotomia implantar, utilizando ferramentas de pesquisa bibliográfica, a fim de determinar se esta técnica responde às lacunas de indisponibilidade e qualidade óssea.
Matériais e métodos : foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Pubmed e Cochrane, utilizando uma combinação de palavras chave. A pesquisa abrange os artigos de idioma Inglês publicados entre 2016 e 2021 Esses artigos foram lidos e avaliados na integra pelo autor, usando ferramentas apropriadas para cada tipo de estudo.
Resultados : A técnica de osseodensificação melhora a estabilidade primária no osso de baixa densidade, condensando as partículas ósseas contra as paredes da osteotomia. A osteointegração é mais rápida graças ao autoenxerto de partículas ósseas que são núcleos de nucleação. A expansão da crista óssea observada é maior do que a observada com outras técnicas, sem deiscências ao redor do implante.
Conclusão : A osseodensificação melhora a estabilidade primária, osteointegração e a expansão da crista num local de baixa densidade óssea. Mais pesquisas sobre a função dos implantes colocados usando essa técnica são necessárias.