Reconhecimento Emocional de Expressões Faciais em Tempos de Pandemia em Indivíduos com Lesão Cerebral Adquirida
Abstract
Na comunicação interpessoal, o reconhecimento emocional de faces demonstra um papel de grande relevância, visto que tem influência na adequação da interação social. Após a lesão cerebral adquirida são apresentadas dificuldades na interação social relacionadas com o comprometimento do reconhecimento emocional de faces. A pandemia Covid-19 representa uma enorme crise de saúde global com um impacto social e comportamental sem precedentes, levando a mudanças comportamentais significativas, como o uso de máscaras faciais, comprometendo a interpretação das emoções, assim como a reciprocidade.
Objetivo: Verificar se a utilização da máscara de proteção para a Covid-19 dificulta a tarefa de reconhecimento de expressões emocionais em indivíduos com Lesão Cerebral Adquirida.
Método: A amostra é constituída por dois grupos, o Grupo Clínico (n=30) constituído por indivíduos com Lesão Cerebral Adquirida e o Grupo de Controlo (n=30) constituído por sujeitos saudáveis. Todos os participantes foram sujeitos à avaliação do reconhecimento emocional de faces através do Gandra-BARTA.
Resultados: A avaliação das emoções apresentadas indica uma diminuição substancial no reconhecimento de expressões emocionais com máscara em indivíduos com lesão cerebral adquirida.
Conclusão: As máscaras dificultam a interação social, uma vez que atrapalham a leitura de emoções das expressões faciais.