Relación entre precoz y postura del pie en el futebol
Resumen
Há um aumento da prática de esportes especializados em idades mais jovens. Nessas idades, a marcha, a funcionalidade e a morfologia do pé características do adulto já estão presentes, mas a maturidade esquelética ainda não está completa. Isso o torna uma idade adequada para determinar se esta prática especializada influência o seu desenvolvimento, com o objetivo de poder realizar uma prevenção adequada e um diagnóstico precoce das afeções musculoesqueléticas dos pés
Este projeto de pesquisa tem como objetivo verificar se o desporto futebol em crianças de 5 a 13 anos tem influência direta no Índice de Postura do Pé (FPI), tomando como referência os valores normativos.
Realizei um estudo transversal de prevalência para conhecer a postura dos pés de crianças que jogam futebol. 193 crianças foram avaliadas por observação clínica, determinação de FPI e estudo antropométrico
Como resultados, obteve-se um escore médio do FPI de 4,49 (DP 3,24) para os pés direitos e 4,73 (3,25) para os esquerdos, calores que coincidem com os valores normativos internacionais.
De acordo com os dados que analisamos em nosso estudo, a práctica precoce do futebol não parece influenciar o desenvolvimento do pé.