Síndrome do dente fissurado
Abstract
A Síndrome do dente fissurado, ou SDF, é geralmente caracterizada pelo desconforto ou dor aguda ao frio, à mastigação ou ao relaxamento da pressão, com desaparecimento da dor após alívio do estímulo, num dente com fissura incompleta.
O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática integrativa sobre a etiologia, os métodos de diagnóstico e os tratamentos da SDF.
Uma pesquisa eletrónica na base de dados PubMed com a combinação de palavras-chaves « “Cracked tooth syndrome” AND “Diagnosis” OR “Treatment” OR “Prevention and control” OR “Etiology” » identificou 98 artigos dos quais 22 foram relevantes para esta revisão.
Os resultados mostraram que os molares são os dentes mais atingidos em pacientes entre 50 e 60 anos. A etiologia da síndrome do dente fissurado é multifatorial. O exame visual, a transiluminação, a ampliação visual por microscópio, a aplicação de corantes, o teste de mordida e a sondagem periodontal já são métodos de diagnóstico utilizados mas outros são desenvolvidos como a SS-OCT, o QPD, a QLF-D, a imagiologia dentária assistida por ICG, o laser díodo de infravermelho próximo, a imagiologia pela polarimetria ótica e a avaliação visual para predizer a profundidade de uma fissura. Os tratamentos dependem do grau de atingimento do dente, e consistem em tratamentos provisórios para a imobilização da fissura, restaurações permanentes, tratamento endodôntico e extração.
Um bom conhecimento da síndrome do dente fissurado pelo Médico dentista permite reconhecer e providenciar cuidados adaptados aos pacientes que sofrem disso.