Prevalência da artrite reumatoide na disfunção temporomandibular
Resumo
A artrite reumatóide (AR) é uma doença progressiva, destrutiva e profundamente limitadora que não só empobrece a qualidade de vida dos pacientes, mas também reduz significativamente a sua esperança de vida. Caracteriza-se pela inflamação das articulações sinoviais, resultando em danos nas cartilagens e destruição óssea assim como comprometimento de múltiplas articulações.
A nível oro-facial a AR pode produzir manifestações entre as que se incluem os transtornos temporomandibulares (TTM).
A disfunção da articulação temporomandibular (ATM) é um distúrbio que afeta a pacientes com AR pelo que o principal objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica sobre o grau de disfunção em pacientes com artrite reumatóide seguindo os critérios de diagnóstico de investigación para os transtornos temporomandibulares (RDC/TMD) assim como outos instrumentos de medição para estos transtornos.
Através da pesquisa seguinte procuraremos uma forma de estabelecer a correlação de palavras e fazer uma comparação de resultados onde podemos determinar a associação que a Artrite Reumatóide e as disfunções da articulação temporomandibular podem ter na análise de 15 estudos onde foram excluídos estudos associados à ATM com outras doenças ou problemas dentários.