Protocolos de atendimento da avulsão de dentes permanentes em crianças
Abstract
A lesão de avulsão, por definição, é o deslocamento completo de um dente para fora do seu alvéolo, devido a traumas acidentais ou não acidentais. Desta forma, é considerada como a saída de uma peça dentária, cortando o fornecimento de sangue pulpar e expondo as células do ligamento periodontal ao ambiente externo. É importante que o clínico tenha conhecimento dos protocolos de tratamento para dentes traumatizados, a fim de que se realize um tratamento de maneira adequada, e com isso aumentar a hipótese de sucesso, embora não se possa garantir um prognóstico favorável a longo prazo. Para isso, a Associação Internacional de Traumatologia Dental (IADT) propõe um guia atualizado para orientar os profissionais.
O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática integrativa sobre a avulsão de dentes permanentes, adquirir informações sobre etiologia, protocolos de tratamento emergente e contínuo, possíveis sequelas e prognósticos.
Foi realizada uma pesquisa sumariada e analisada, sobre a avulsão de dentes permanentes em crianças, através das bases de dados: PuBmed, Medline, Google Acadêmico, SciELO e livros de especialidade Odontopediatria dos últimos quinze anos. Com a finalidade de extrair conclusões da evidência científica procurada. Foram identificados treze artigos os quais foram selecionados para sua leitura na integra e incluídos no presente trabalho de investigação.
Pode-se concluir que os Médicos Dentistas devem conhecer os protocolos atualizados dos tratamentos da avulsão dentária na dentição permanente de forma a atuar corretamente em situações de urgência, com vista a um prognóstico favorável.