Pigmentação Dentária Extrínseca Negra em Odontopediatria
Abstract
Introdução: A Pigmentação Dentária Extrínseca Negra (PDEN) é definida por pontos ou linhas escuras na superfície dentária em dentes decíduos e permanentes e está frequentemente associada a problemas clínicos e estéticos.
Objetivos: Explicar a etiologia, prevalência, patogenia, classificação, prevenção e tratamento da PDEN; Corroborar a possível relação com a baixa suscetibilidade à cárie dentária nos indivíduos com PDEN; E elucidar o impacto que a PDEN pode representar nas crianças e adolescentes.
Materiais e Métodos: Pesquisa realizada no PubMed e Scielo com as palavras-chave: “oral black stain”, “oral chromogenic bacteria”, “dental carie and black stain”, “tooth black pigmentation” entre 2011-2021, exceto 3 artigos (1947, 2001 e 2003).
Resultados : Encontraram-se 506 artigos. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 24 artigos.
Discussão: A PDEN dispõe-se sob a forma de pontos ou pequenas áreas de coloração escura que podem coalescer, formando uma linha que segue o contorno gengival marginal, recobrindo parte ou a totalidade da coroa dentária. Está associada à presença de bactérias cromogénicas, composição salivar, hábitos alimentares e agentes terapêuticos orais. A prevalência varia de 1% a 20% independente do género e tende a diminuir com a idade. A PDEN está associada à baixa prevalência de cárie. O tratamento pode ser feito com jato de bicarbonato de sódio, raspagem, polimento e possivelmente com probióticos, terapia fotodinâmica e óleo de coco.
Conclusão: A PDEN é uma alteração comum na dentição decídua e mista associada à baixa suscetibilidade à cárie dentária e afeta a estética do paciente. Portanto, um correto diagnóstico é necessário para desenvolver um plano de tratamento e um acompanhamento adequado para verificar a evolução da mesma.