Saúde Oral das Crianças: uso de aplicações na educação e motivação à higiene oral Revisão Sistemática
Abstract
Introdução: A saúde oral é um dos problemas de saúde pública mundial. A má higiene oral nas crianças traduz-se, principalmente, por múltiplas lesões de cárie durante a infância. Entre os diferentes meios auxiliares que facilitam a educação para higiene oral das crianças estão as aplicações, estes, são jogos lúdicos que lhes ensinam práticas corretas de higiene oral, captando a sua atenção e motivando-as ao mesmo tempo que obtêm uma boa experiência respeitando as recomendações de saúde oral.
Objetivo: Nesta revisão sistemática pretendemos definir os bons hábitos de higiene oral nas crianças e identificar as diferentes recomendações que existem para educar e motivar as crianças na higiene oral através do uso de aplicações.
Metodologia: A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados PubMed, Scielo, Sciences Direct usando as palavras-chave "Apps”, “crianças”, “higiene oral “educação a higiene oral”, “saúde oral” incluindo artigos dos últimos 10 anos.
Resultados: Foram explorados 8 websites sobre as recomendações de higiene oral, 6 artigos sobre o uso das aplicações na motivação e educação à higiene e 1 artigo que compara as aplicações de saúde oral infantil. Identificação das aplicações e seus benefícios que podem ser usados para educar e motivar as crianças na higiene oral, respeitando as recomendações da OMS.
Conclusão: Algumas aplicações serão mais bem aceites do que outros. Existem muitas limitações, então é necessário fazer muitas mais pesquisas e estudos levando em consideração todos esses diferentes parâmetros que podem influenciar os resultados. Introduction: Oral health is one of the most common public health problems in the world. Poor oral hygiene in children is mainly characterized by multiple caries lesions during childhood. Among the different aids that facilitate oral hygiene education for children, apps, are playful games that educate them on correct oral hygiene practices, capturing their attention and motivating them while getting a good experience respecting oral health recommendation.
Materials and methods: The literature search was conducted in PubMed, Scielo, Sciences Direct database with keywords "Apps", "children", "oral hygiene”, "oral education" and "oral health" including articles from the last 10 years.
Results:
Eight websites on oral hygiene recommendations were explored, 6 articles on the use of apps in hygiene motivation and education and 1 article comparing children's oral health apps. Identify the apps that can be used to educate and motivate children in oral hygiene, respecting the WHO recommendations.
Identify the benefits of using apps in children's oral hygiene.
Conclusion:
Some of those apps will be better accepted than others. Many limitations exist, so more research and studies need to be done taking in consideration all these different parameters that could influence the results.