Show simple item record

dc.contributor.advisorLOBO, ANA PAULA VILELA
dc.contributor.authorBoyer, Pauline Ketty Anais
dc.date.accessioned2022-10-19T13:57:26Z
dc.date.available2022-10-19T13:57:26Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11816/3955
dc.description.abstractIntrodução: O autismo é um transtorno mental bastante comum, mas permanece pouco conhecido da população em geral. Dadas as suas características especiais, requere um atendimento e conhecimentos particulares no momento da consulta odontopediátrica. Objetivo: Esta investigação pretende analisar os conhecimentos dos estudantes de 5º ano do MIMD do IUCS sobre a abordagem de uma criança com TEA na consulta e comparar os mesmos com os resultados de uma revisão de literatura sobre as técnicas ideais para o tratamento dentário de crianças com TEA. Materiais e Métodos: Foi realizada uma recolha de dados sobre os conhecimentos dos estudantes do 5° ano, através de um questionário com perguntas de resposta fechada. Os dados obtidos foram analisados em programas Excel e SPSS Statistics® versão 25. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica entre 2002 e 2022 nas bases de dados PubMed, Scielo, Cochrane Library com palavras-chave e termos MeSH. Resultados: Obtivemos um preenchimento válido de 188 inquéritos. 57,4% dos alunos já tiveram contacto com uma pessoa com TEA, constata-se um bom conhecimento do autismo, mesmo que tenham referido ter um nível insuficiente. Apesar disso, a maioria dos estudantes é a favor de atividades no consultório e em casa para reduzir as hipersensibilidades e motivar a higiene. Conclusão: Este estudo destaca o conhecimento do autismo pelos estudantes e os métodos através das quais pensam que podem adaptar as suas técnicas no consultório, mesmo sem terem tido uma formação universitária específica sobre crianças com TEA.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: Autism is a very common mental disorder but remains little known by the population. Given its special characteristics, they require particular care and dentists need to have a good knowledge of this disorder while coping with patients with autistic spectrum disorder (ASD) at the dental office. Objective: This research aims to analyse the knowledge of the 5th year MIMD students from IUCS about the dental management of children with ASD and to compare it with the results of a literature review on the ideal techniques for the dental treatment of children with ASD. Materials and methods: A data collection on the knowledge of the 5th year students was carried out using a questionnaire with closed ended questions. The data obtained were analysed in Excel and SPSS Statistics® version 25 programs. A literature search was conducted to locate articles published from 2002 to 2022 in PubMed, Scielo, Cochrane Library databases with keywords and MeSH terms. Results: We obtained a valid completion by 188 students. 57.4% of the students have already had contact with a person with ASD. In addition, we notice that the students have a good knowledge of autism even if they reported having an insufficient level about it. Moreover, most students are in favour of activities in the office and at home to reduce hypersensitivities and motivate hygiene. Conclusion: This study highlights the knowledge of autism and the methods by which the students would adapt their practices to attend a child with ASD at the dental office, even without specific training on children with ASD.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_PT
dc.subjectAutismpt_PT
dc.subjectDentalpt_PT
dc.subjectOral healthpt_PT
dc.subjectTreatmentpt_PT
dc.subjectManagementpt_PT
dc.subjectKnowledgept_PT
dc.titleConhecimento dos estudantes de 5° ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária do IUCS sobre a abordagem da criança com Transtorno do Espectro do Autismo.pt_PT
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/masterThesispt_PT
dc.identifier.tid203049810pt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Medicina Dentáriapt_PT


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record