Gestão do transtorno do espectro autista no consultório dentário: uma revisão sistemática integrativa
Abstract
Introdução: O Transtorno do Espectro de Autismo (TEA) é uma doença que afeta aos níveis da comunicação, das relações sociais e do comportamento. As crianças com TEA podem ser um desafio no consultório dentário, já que é, por si só, um ambiente que pode ser hostil para eles. Por isso mesmo, é precisa uma adaptação a todos os níveis para que haja sucesso na intervenção.
Objetivos: O objetivo deste estudo é fazer uma revisão bibliográfica das técnicas mais relevantes e efetivas para ter sucesso no consultório dentário com uma criança com TEA
Material e métodos: Pesquisa bibliográfica em várias fontes de informação (PubMed, Scielo, EBSCO, ResearchGate) nos últimos 3 anos, relativa a métodos de modificação de conduta na intervenção com crianças com TEA no consultório dentário.
Resultados: Foram encontrados 179 artigos no total. Após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, 14 artigos fazem parte desta revisão bibliográfica.
Discussão: As técnicas de modificação de conduta aplicadas ao TEA, além da dessensibilização sistemática, a modificação ambiental ou a comunicação adaptada são ferramentas necessárias a ter em conta perante uma criança com TEA no consultório dentário; sem esquecer da importância que tem a participação da família no processo, além de outros profissionais da saúde, que podem guiar o Médico Dentista para uma intervenção bem-sucedida.
Conclusões: O Médico Dentista deve conhecer o TEA e as suas necessidades individuais, além de saber usar as ferramentas que pode ter nas suas mãos, de modo a dar a melhor atenção às crianças com TEA. Introduction: Autism Spectrum Disease (ASD) is a disease that affects communication levels, social relationships and behavior. Children with ASD can be a challenge in the dental office, and this environment that can be feel as hostile to them. That’s the reason why an adaptation is needed for a successful intervention.
Objectives: The aim of this study is to make a systematic review of the literature to discover the most relevant and effective techniques to succeed in the dental office with a child with ASD
Material and methods: Bibliographic research on multiple sources of information (PubMed, Scielo, EBSCO, ResearchGate) in the last 3 years regarding methods of behavior modification in the intervention with children with ASD at the dental office.
Results: A total of 179 articles were found. After applying the inclusion and exclusion criteria, 14 articles are part of this literature review.
Discussion: The techniques of behavior modification specific to ASD, in addition to systematic desensitization, environmental modification or adapted communication are necessary tools to take part on the treatment of a child with ASD in the dental office, besides the importance of the family in the process, in addition to alternative sanitary professionals, who can guide the Dentist to a successful intervention.
Conclusions: The dentist should know the characteristics of the ASD and its individual needs, in addition to be capable of using the tools at his fingertips, in order to provide the best attention to children with ASD.