Expansão maxilar transversal em adultos: MARPE vs SARPE
Resumen
Introdução:
A deficiência transversal da maxila afeta um número importante de indivíduos na dentição decídua. A expansão palatina rápida em pacientes adultos torna-se difícil devido à calcificação das suturas craniofaciais. Nesta revisão sistemática integrativa são comparadas e analisadas duas técnicas de expansão palatina rápida, MARPE e SARPE.
Objetivo:
O objetivo desta revisão sistemática integrativa é comparar, através da literatura científica, duas técnicas, MARPE e SARPE, no tratamento da discrepância maxilar transversal, avaliando assim as alterações esqueléticas e dento-alveolares.
Materiais e Métodos:
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados PubMed, utilizando as palavras-chave ‘’Deficiência maxilar transversal’’, ‘’MARPE”, “’SARPE’’, ‘’Ortodontia’’. Utilizaram-se artigos entre 2015 e 2021. Foram obtidos 74 artigos os quais passaram por uma fase de seleção e que após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão foram restritos a 15.
Resultados:
SARPE foi descrito na literatura como uma técnica eficaz no tratamento da deficiência transversal da maxila em pacientes adultos. Devido ao tratamento complexo desta técnica, que exige hospitalização e apresenta um custo elevado para os pacientes, MARPE foi investigado como uma alternativa eficaz, que reduz os efeitos colaterais da expansão convencional e não necessita de cirurgia para a abertura das suturas craniofaciais.
Conclusão:
MARPE e SARPE são consideradas duas técnicas de tratamento eficazes em pacientes esqueleticamente maduros, no entanto, MARPE apresenta menos riscos associados e um custo mais baixo que SARPE.