Osteo-Odonto Queratoprótese o tratamento para o Síndrome de Stevens-Johnson
Abstract
Introdução : A síndrome de Stevens-Johnson é uma doença de pele grave. É uma doença inflamatória rara geralmente causada pela ingestão de certos tipos de medicamentos. Na maioria dos casos, levará a problemas oculares muito graves que não podem ser tratados com as técnicas convencionais de transplante de córnea. É assim que actua a cirurgia de Osteo-Odonto Queratoprótese.
Objectivo : Descrever a técnica de osteo-odonto queratoprótese após a síndrome de Stevens-Johnson para tratar lesões oculares e como evitar complicações.
Material e Métodos : Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed entre 2002 e 2022. Foram encontrados 36 artigos e selectionados 14 artigos para os resultados.
Resultados : Os artigos demonstram que após a síndrome de Stevens-Johnson, que causa olhos secos e queratinizados, apenas a cirurgia de osteo-odonto queratoprótese é capaz de restaurar a visão. Mas, esta cirurgia pode ter consequências, como o aparecimento do glaucoma e principalmente a reabsorção da lâmina osteo-odonto que pode desencadear endoftalmite posteriormente.
Conclusão : A principal indicação para a cirurgia de osteo-odonto queratoprótese é a síndrome de Stevens-Johnson. Ela é capaz de tratar e reabilitar a visão em casos graves de cegueira da córnea. O uso de tomografia por feixe de elétrons ou tomografia computadorizada de feixe cónico tem ajudado a prevenir e limitar complicações futuras.