Reabilitação estética da dentição anterior com facetas: Revisão sistemática integrativa
Abstract
Introdução: Para recuperar uma forma harmoniosa do sorriso, ou para cobrir imperfeições devidas a uma cor anormal dos dentes, é possível usar facetas dentárias, que são próteses muito finas que são cimentadas nos dentes, exigindo uma preparação do dente mínima, que as torna consideravelmente mais conservadores em relação ao tratamento com coroas protéticas.
Objetivos: O objetivo principal desta revisão integrativa da literatura é conhecer as características dos materiais analisados para poder escolher entre 3 materiais diferentes (feldspato, zircónia translúcida e compósito), e qual é o mais adequado em diferentes situações.
Metodologia: Uma pesquisa bibliográfica foi realizada na PUBMED e Google Académico, utilizando várias combinações das seguintes palavras-chave: ceramic veneers, feldspathic veneers, translucent zirconia veneers, composite veneers, anterior sector.
Resultados/Discussão: as facetas em feldspato têm uma translucidez superior à dos outros materiais. A zircónica tem resistência maior em paridade de espessura, mas tem menor translucidez. O compósito pode ser utilizado de forma direta reduzindo o tempo de cadeira do paciente, mas tem a desvantagem de ter uma longevidade menor em relação às facetas cerâmicas.
Conclusão: Para ter uma boa estética em dentes com suficiente esmalte podem-se utilizar facetas feldspáticas, mas no caso em que o esmalte seja escasso, deve-se usar a zircónia em espessuras mais finas. Para um trabalho mais rápido podem-se usar as facetas de compósito, apesar de não ter a mesma longevidade das facetas cerâmicas.