A influência da distância da fonte de luz fotopolimerizadora no sucesso de uma restauração em resina composta
Abstract
Introdução:
O sucesso e a qualidade das restaurações em resina composta podem ser influenciados pela distância da fonte de luz fotopolimerizadora à restauração. Uma fotopolimerização inadequada, poderá alterar o grau de conversão da resina composta, da contração, causar cárie secundária, microinfiltração, fratura, falhas na adesão e sensibilidade.
Objetivos:
O objetivo desta revisão é abordar o parâmetro da distância entre a fonte da luz fotopolimerizadora e a resina composta, tipo de luz e a intensidade da mesma, e de que forma estes parâmetros podem afetar o sucesso da restauração.
Metodologia:
A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados PubMed onde foram recolhidos 230 artigos datados entre 2005 e 2022. A pesquisa foi também realizada no Google Scholar, onde foram encontrados 255 artigos.
Resultados:
Na PubMed foram finalmente selecionados 16 artigos e no Google Scholar foram adicionados mais 9 artigos.
Conclusão:
O sucesso da restauração em resina composta depende significativamente da distância entre a restauração e a fonte de luz emitida do fotopolimerizador. A distância recomendada pela literatura cientifica é de aproximadamente 2 milímetros. Variações na distância entre a fonte de luz e a restauração afetarão o sucesso clínico da restauração.