Toxina Botulínica A como tratamento do bruxismo
Abstract
O bruxismo é uma patologia que consiste no apertamento e/ou ranger dos dentes que afeta o sistema estomatognático e de etiologia multifatorial. A aplicação de TBA em determinados músculos tem sido umas das opções terapêuticas que mostra bons resultados.
O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia e desempenho da TBA em pacientes com bruxismo analisando a sua ação a nível muscular, da sintomatologia dolorosa, da atividade elétrica dos músculos, dos movimentos cêntricos e excêntricos e da força máxima oclusal.
Realiza-se uma pesquisa na Pubmed, utilizando uma combinação das palavras-chave. Observa-se um total de 141 artigos no período de 2008 até 2021, dos quais 14 foram considerados importantes para este estudo.
A sintomatologia dolorosa, a atividade muscular, os movimentos mandibulares e a força oclusal máxima diminuíram em todos os grupos da TBA, além disso, em comparação com a goteira oclusal há estudos com diferença significativa no grupo TBA e outros que ambos os métodos eram eficazes, enquanto que o grupo placebo e control mostram-se constantes.
Existem vários tratamentos disponíveis no tratamento do bruxismo. Contudo, após os tratamentos convencionais, atualmente os Médicos Dentistas tenham a opção das injeções de TBA que permitiram que esta terapêutica consegue obter resultados significativos no tratamento do bruxismo.
Concluiu-se que a TBA apresenta um efeito promissor no tratamento do bruxismo, quando a terapia conservadora é insuficiente para o alívio da sintomatologia dolorosa e outros fatores como a atividade muscular e movimentos mandibulares.