dc.description.abstract | No âmbito da Unidade Curricular Estágio II do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas do Instituto Universitário de Ciências da Saúde, foi realizado um estágio nos Serviços Farmacêuticos (SF) do Hospital das Forças Armadas-Polo Porto (HFAR-PP) e, posteriormente na Farmácia Lusa (FL). O presente relatório de estágio (RE) visa descrever as atividades farmacêuticas desempenhadas, competências adquiridas e a minha experiência enquanto estagiária.
O RE em Farmácia Hospitalar (FH) descreve o papel farmacêutico nas diferentes áreas de intervenção, como aquisição, validação das prescrições, sistemas de distribuição de medicamentos, dispositivos médicos (DM) e medicamentos sujeitos a controlo especial, assim como na preparação e controlo de medicamentos quimioterápicos e participação em comissões técnicas.
O RE em Farmácia Comunitária (FC) descreve aspetos mais técnicos e o enquadramento legal necessário para o bom funcionamento da farmácia (Boas Práticas de Farmácia (BPF), organização do espaço físico e funcional, biblioteca e fontes de informação (FI), circuito dos medicamentos e/ou produtos de saúde (PS) e serviços prestados pelos profissionais da farmácia (PF) que permitem satisfazer as necessidades do utente). | pt_PT |