A intervenção da música na redução da ansiedade durante a consulta de medicina dentária
Résumé
Introdução: O uso da terapia musical é uma tradição muito antiga, que remonta ao mundo clássico e à Idade Média. A ansiedade durante o tratamento dentário afeta até 30% dos pacientes. Existem diferentes métodos não farmacológicos para reduzir a ansiedade. Entre eles, a intervenção musical mostrou-se ser eficaz na diminuição dos níveis de ansiedade.
Objetivo: Compreender a existência dos benefícios na utilização da intervenção musical, para gerir a ansiedade dos pacientes durante a consulta de medicina dentária.
Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados online Pubmed entre 2012 e 2022, usando as palavras-chave “music therapy”, “dental anxiety”, “dental treatment”, “dentistry”, “endodontics” “surgery”. A pesquisa identificou um total de 81 artigos e após uma análise rigorosa foram selecionados 10 artigos após uma leitura completa.
Resultados: A intervenção musical parece ter efeito positivo no controlo da ansiedade do paciente em todos os estudos, mas as modalidades de utilização podem diferir entre os protocolos.
Discussão: O sucesso das intervenções musicais é baseado em diferentes fatores como a idade, o tipo de tratamento efetuado, os gostos musicais do paciente, o tipo de música utilizada, o ambiente cultural do paciente e também o protocolo musical utilizado pelo clínico. Todos estes fatores são capazes de fazer variar a eficácia da terapia.
Conclusão: A intervenção musical no consultório é uma solução fácil e barata. Um acompanhamento musical e sonoro pode ajudar o paciente a relaxar. O acompanhamento correto pode ser eficaz para permitir ao paciente relaxar e acalmar-se, a fim de melhor aceitar tratamento.