dc.description.abstract | Introdução: Espera-se que protocolos que conseguem bons resultados nos testes laboratoriais in vitro, relativamente à adesão dos blocos CAD-CAM, provoquem impacto nos protocolos clínicos do profissional médico dentista no tratamento de seus pacientes, sempre que tais protocolos sejam aplicáveis à rotina clínica.
Objetivo: Analisar as implicações dos achados laboratoriais obtidos in vitro nos protocolos clínicos in vivo para a adesão eficiente de blocos de CAD-CAM, pela realização de uma revisão sistemática integrativa.
Materiais e Método: A pesquisa foi realizada nos bancos de dados PUBMED, EbscoHost e ScienceDirect, pela combinação dos termos na fórmula de busca [(CAD/CAM) E (adesivo OU adesão OU colagem OU cimentação) E (cerâmica OU bloco) E protocolo] publicados em inglês, com texto integral disponível e entre 01jan2015 e 31jul2021.
Resultados:
A pesquisa recuperou 508 artigos, mas apenas 39 foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão, 37 estudos laboratoriais e 2 casos clínicos. Vita Enamic® (VITA) e IPS e.max® (Ivoclar) são os blocos CAD-CAM mais usados. Rely X® Ultimate Dual (3M) foi a resina de cimentação mais usada, e μSBS o teste de força adesiva mais usado.
Conclusões: Embora tenhamos padrões precisos de testes in vitro individuais, é necessário um maior nível de padronização entre os pesquisadores, a fim de promover maior fidelidade na reprodução de protocolos na prática cotidiana. | pt_PT |