Influência dos sistemas de polimento na pigmentação de resinas compostas: Um estudo in vitro

Mostra/ Apri
Data
2022Autore
Francisco, Ana Isabel de Castro Ferreira
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Introdução: As restaurações dentárias são um tratamento minimamente invasivo e muito comum na atividade médico dentária. Atualmente, as resinas compostas são consideradas o material de eleição para restaurações dentárias na região anterior e posterior, não apenas devido às suas excelentes propriedades óticas, mecânicas e físicas, mas também pela facilidade de manipulação e aplicação. A principal razão para a substituição de uma resina composta é a alteração de cor clinicamente inaceitável, principalmente na região anterior da cavidade oral. Existem vários estudos na literatura que avaliam o efeito de diferentes sistemas de acabamento e polimento na rugosidade superficial de resinas compostas, mas poucos relacionam o sistema de acabamento e polimento com a estabilidade da cor. O ensaio experimental a que nos propomos tem como finalidade comparar a estabilidade da cor de uma resina composta quando submetida a diferentes sistemas de polimento.
Objetivo: O objetivo do presente estudo é avaliar a estabilidade da cor de uma resina composta, submetida a dois sistemas de polimento diferentes, após imersão em diferentes soluções corantes.
Material e métodos: Neste estudo foram confecionadas 40 amostras com a resina composta nanocerâmica: Ceram.x SpectraTM ST® (Dentsply Sirona). De seguida foram polidos com os sistemas de acabamento e polimento: Enhance® (Dentsply Sirona) e Astropol® (Ivoclar Vivadent). Foi realizada a primeira medição de cor, utilizando um espetrofotómetro, seguidamente as amostras foram divididas por grupos e imersas nas soluções corantes: café, vinho tinto e Coca-Cola. O grupo controle foi imerso em água destilada. Após 40h foi realizada a segunda medição de cor. O sistema de medição da cor utilizado foi o Commission Internationale d’Eclairde L*a*b* (CIE L*a*b*). A análise estatística foi feita segundo o teste ANOVA bifatorial. A diferença cromática foi obtida através do cálculo do delta E (∆E).
Resultados: O polimento do tipo Enhance® obteve diferenças cromáticas superiores, em comparação com o polimento do tipo Astropol®, com resultados estatisticamente significativos. Os testes de múltiplas comparações revelaram diferenças estatisticamente significativas entre o controlo e o café, controlo e o vinho tinto, café e o vinho tinto, café e a coca-cola e vinho tinto e a coca-cola. Neste estudo, o vinho tinto foi a substância cuja pigmentação foi a mais elevada de todas, seguido do café. Por outro lado, a Coca-cola e o controlo, obtiveram os valores mais baixos de diferença cromática do estudo, sem relevância estatística.
Conclusões: No presente estudo conclui-se que: O vinho e o café alteram a estabilidade da cor para a resina composta testada; A coca-cola não altera a estabilidade da cor para a resina composta testada; O sistema de polimento afeta a estabilidade da cor, quando a resina composta é imersa em vinho tinto e café. O presente estudo é clinicamente relevante porque: A escolha do sistema de acabamento e polimento por parte do médico dentista tem influência na alteração da cor da resina composta após contacto/imersão em substâncias consumidas frequentemente pelos pacientes; Dos sistemas de polimento utilizados, o sistema Astropol® revelou maior estabilidade de cor da resina composta testada.