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Ánalisis del conocimiento de las competencias profesionales del pódologo en el ámbito pediátrico

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Relatório de estágio (5.658Mb)
Fecha
2022
Autor
Rodicio Heras, Eva
Metadatos
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Resumen
A realização deste trabalho encerra a formação profissional do Mestrado em Podologia Pediátrica ministrado pela CESPU. As práticas foram realizadas no âmbito do programa Erasmus, estas foram fundamentais para a realização deste trabalho, ao observar a procedência, idades e sintomatologia dos doentes visitados surge a necessidade de realizar um estudo para analisar a situação atual de podologia pediátrica na Catalunha. Objetivo: determinar o grau de conhecimento das habilidades podológicas por profissionais pediátricos. Metodologia: estudo descritivo, observacional e transversal. A primeira parte consiste no referencial teórico sobre a história das profissões de saúde, suas atribuições e legislação. A segunda parte é composta por um questionário dirigido a pediatras e enfermeiros de cuidados primários pediátricos. Resultados: Determina-se o elevado conhecimento em capacidade diagnóstica (96,6%), estudo biomecânico (98,3%) e tratamentos ortoprotéticos (98,3%) por parte dos podólogos. Conhecimento médio de prescrição de medicamentos (62,3%) e grande desconhecimento de cirurgia de unha e órteses digitais. Conclusões: O conhecimento sobre as competências profissionais do podólogo na área pediátrica é superior ao proposto na nossa hipótese. Em resposta aos objetivos secundários, não foi possível estabelecer uma relação entre o conhecimento das competências e o encaminhamento ao podólogo. Diante das patologias ungueais e dermatológicas, os profissionais pediátricos da atenção primária tratam-se em grandes proporções, enquanto que no caso das patologias musculoesqueléticas, referem-se à traumatologia, principalmente nos casos de pés chatos associados a geno valgo e marcha em adução. Apesar de ter uma amostra muito pequena, podemos afirmar que esses resultados corroboram a possível inclusão sistemática de podólogos nas equipes de atenção primária pediátrica, conseguindo demonstrar a alta aceitação dessas questões com 91,5% e 96,6%, respectivamente.
URI
http://hdl.handle.net/20.500.11816/4223
Colecciones
  • Podiatria Infantil

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