Análisis de la prevalencia de las lesiones de la extremidad inferior en el triatlón durante la edad infantil
Résumé
A escrita deste relatório encerra a fase profissional do Mestrado em Podologia Infantil. Foi desenvolvido conjuntamente entre as universidades CESPU e a Universidade de Barcelona graças ao programa ERASMUS. O objetivo de sua realização é apresentar todas as atividades realizadas durante o período de estágio além da realização de pesquisas científicas.
O triatlo é um desporto jovem que tem cada vez mais repercussões tanto pelo número de praticantes como pelo seu envolvimento. Os adeptos dedicam muitas horas ao seu treino e competição desde cada vez mais jovens. O surgimento recente deste esporte acarreta a presença de pouquíssimos estudos científicos relacionados a ele, principalmente em atletas pediátricos. Este trabalho tem como objetivo descrever quais são as lesões mais comuns da parte inferior do corpo e estabelecer se existe ou não relação entre a morfologia do pé dos atletas e as lesões que ocorrem.
Para estabelecer esta relação, foi recolhida uma amostra de 81 atletas em idade pediátrica que praticam regularmente esta modalidade e possuem licença federativa. Todos esses sujeitos foram submetidos a uma bateria de testes diagnósticos, bem como a uma pesquisa sobre lesões. Esses dados foram analisados estatisticamente e os resultados indicam que não se pode concluir que haja uma relação direta entre a morfologia do pé e o aumento do número de lesões. Este fato parece sugerir que as lesões se devem em maior medida a outros fatores como intensidade, método de treinamento, dieta, etc. Sim, existe uma relação entre o tipo de pé e o tipo específico de lesão. Estudos futuros seriam necessários para estabelecer uma correlação com esses fatores..