Eficácia das Intervenções Não Farmacológicas na Ideação Suicida em Adultos: Intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica
Abstract
O enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica é um profissional de saúde que revela competência não só para intervir com a pessoa que apresenta ideação suicida, mas também no que diz respeito a medidas de prevenção e avaliação do risco clínico. Esta intervenção está descrita ao nível das suas competências específicas.
Este relatório, inserido no Curso de Mestrado de Enfermagem com Especialização em Saúde Mental e Psiquiátrica, pretende descrever de forma clara o percurso efetuado ao longo dos estágios em dois contextos distintos da prática clínica: Internamento e Comunidade. Apresenta, a reflexão critica, do desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas, como enfermeira especialista em saúde mental e psiquiátrica.
A prática baseada na evidência constituiu um dos objetivos centrais dos estágios de natureza profissional. Neste domínio, de forma mais nuclear, desenvolvi a intervenção psicoterapêutica em enfermagem de reestruturação cognitiva, aplicada à pessoa adulta com ideação suicida. Considerando a gravidade e a complexidade da ideação suicida, é fundamental que o enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica implemente intervenções especializadas nesta área. Conclui-se que a reestruturação cognitiva, como intervenção psicoterapêutica tem resultados positivos na ideação suicida.