A Pessoa com Confusão Crónica: Papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica na intervenção não farmacológica.
Resumo
O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do 1º Curso de Mestrado, da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA), com área de especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Através deste, pretendo espelhar o meu percurso de desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria (EEESMP), durante as unidades curriculares estágio de natureza profissional de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica I, II e III.
Com a realização deste relatório, para além de pretender adquirir e produzir conhecimento que possa ser útil para as práticas de enfermagem, procurei atingir os seguintes objetivos académicos: desenvolver competências ao nível da elaboração de trabalhos científicos; obter o grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, após a sua discussão pública; obter o título de Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Como objetivos profissionais pretendi atingir os seguintes: descrever o percurso nos estágios; refletir sobre o desenvolvimento das competências comuns e específicas do EEESMP; refletir sobre o papel do EEESMP na intervenção terapêutica de estimulação cognitiva ao utente com demência em estadio inicial a moderado.
Este relatório escrito encontra-se dividido em duas partes. A parte I, diz respeito ao caminho percorrido, para o desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica; a parte II é sobre a prática de cuidados baseada na evidência.