Confusão aguda na pessoa idosa com doença mental: implementação do CAM como instrumento de avaliação
Abstract
O presente Relatório foi desenvolvido no âmbito do I Mestrado em Enfermagem de Saúde de Mental e Psiquiátrica do Instituto Politécnico de Saúde do Norte - Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. Pretende refletir o nosso percurso ao longo destes dois anos letivos, no que diz respeito à aquisição de competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica (Ordem dos Enfermeiros, 2019) bem como alcançar a sua discussão pública para obtenção do grau de Mestre.
Através da Revisão Integrativa da Literatura e da Metodologia de Projeto elegemos como problemática de estudo a implementação do CAM na identificação precoce da confusão aguda na pessoa idosa com doença mental internada.
Perante a pessoa idosa com confusão aguda, torna-se essencial a utilização, pelo Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, de um instrumento de avaliação que permita identificar precocemente essa condição, promovendo a implementação de medidas eficazes na sua prevenção, tratamento e prevenção de consequências.
Uma prática especializada na área de saúde mental e psiquiatria, norteada pela Teoria das Transições e pela Teoria da Relações Interpessoais no cuidado à pessoa idosa, permite, por um lado ultrapassar esse acontecimento desestabilizador restabelecer a sensação de bem-estar, e por outro lado, ao estabelecer uma relação terapêutica com base em habilidades comunicacionais fomenta uma relação de ajuda eficaz, duradoura e de confiança entre o enfermeiro e a pessoa cuidada promovendo ganhos significativos.
A metodologia de trabalho eleita permitiu atingir com sucesso os objetivos definidos inicialmente no presente relatório.