"Será que as experiências traumáticas das crianças afetam o bem-estar profissional dos seus professores?
Abstract
O trauma infantil está associado a problemas de saúde física e mental na idade adulta. Compreender a prevalência e implicações da exposição ao trauma na infância é fundamental para o desenvolvimento de estabelecimentos educacionais sensíveis ao trauma, com políticas adequadas que contestam a re-traumatização dos alunos através de respostas disciplinares punitivas. A exposição a eventos potencialmente traumáticos reflete-se recorrentemente em desafios comportamentais e académicos dentro da sala de aula. Deste modo, os professores estão na linha da frente para identificar e lidar com o trauma infantil, no entanto, com este envolvimento podem surgir desafios.
Esta dissertação compreende dois estudos que visam compreender o impacto das experiências traumáticas das crianças na qualidade de vida profissional dos professores. Especificamente, o primeiro estudo descreve os níveis de exposição a eventos potencialmente traumáticos numa amostra de 237 crianças portuguesas. O segundo estudo compara e correlaciona valores de stress traumático secundário, burnout e satisfação por compaixão com a diminuição da produtividade, recorrendo a uma amostra de 158 professores.
Os resultados revelaram a presença de stress traumático secundário entre os professores, contribuindo para a diminuição da sua produtividade. Childhood trauma is associated with physical and mental health issues in adulthood. Understanding the prevalence and implications of childhood trauma exposure is fundamental for the development of trauma-sensitive schools, with appropriate policies that rejects the re-traumatization of students through punitive disciplinary responses. Exposure to potentially traumatic events often manifests as recurring behavioral and academic challenges within the classroom. Thus, teachers play a crucial role in identifying and addressing childhood trauma, however, this involvement can bring significant challenges.
This dissertation includes two studies aimed at understanding the impact of children's traumatic experiences on the professional quality of life of teachers. Specifically, the first study describes the levels of exposure to potentially traumatic events in a sample of 237 Portuguese children. The second study compares and correlates values of secondary traumatic stress, burnout, and compassion satisfaction with decreased productivity, in a sample of 158 teachers.
The results revealed the presence of secondary traumatic stress among teachers, contributing to a decrease in their productivity.