Estudio de la huella plantar (medidas antopodométricas), en niños y niñas de 5 años de edad, y la relación con el FPI
Abstract
O trabalho surge da necessidade de fornecer mais informações aos estudos relacionados ao crescimento e desenvolvimento do pé em crianças. O trabalho insere-se no Mestrado Oficial em Podologia Infantil da Universidade de Portugal (CESPU).
A primeira parte do trabalho descreve o período de estágio realizado com o programa Erasmus. Nesta seção encontramos as clínicas onde as práticas e seminários foram desenvolvidos. Na segunda parte desenvolve-se o trabalho de investigação.
O objetivo principal foi a análise da pegada em meninos e meninas de 5 anos, a amostra do estudo de pesquisa observacional descritiva foi de 200 pegadas de 100 meninos e meninas de 5 anos, coleta de dados É realizada a partir de maio de 2022 a setembro de 2022. Os exames que foram realizados foram o fotopodogrmama e o teste do índice de postura do pé. Com a obtenção da pegada, foram realizadas as medidas antropométricas do índice de Staheli, ângulo de Clarke e método de Hernández Corvo. Essas medidas foram relacionadas aos resultados do teste FPI.
Os resultados dos testes mostraram maior prevalência para o tipo de pé normal e plano. O estudo da relação com o teste do índice de postura do pé mostrou que o índice de Staheli e o ângulo de Clarke apresentam relação estatisticamente significativa.
Meninos e meninas a partir de 5 anos apresentam impressão plantar normal, seguida do tipo de impressão plantar plana, considerada fisiológica neste período do desenvolvimento infantil. O índice de Staheli é a medida que mais se correlaciona com a literatura, embora os estudos sobre o assunto sejam escassos, as linhas de pesquisa devem ser continuadas a fim de unificar os critérios.