O ensino de prática Clínica Odontopediátrica no IUCS- CESPU: antes, durante e pós-pandemia
Abstract
Introdução: Desde a deteção do COVID-19, uma crise global eclodiu, com a declaração de pandemia em março de 2020. A Clínica Universitária Filinto Baptista respondeu com medidas rigorosas. A área de Odontopediatria enfrentou desafios quanto ao ensino e à prática clínica. Assim, o estudo descreve as mudanças na clínica no ensino e atendimento.
Objetivo: Avaliação das alterações na metodologia de ensino e nos procedimentos, na prática clínica da Unidade Curricular Clínica Odontopediátrica III do Curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária do IUCS-CESPU, nos períodos pré, durante e pós-pandemia COVID-19.
Material e métodos: Análise de artigos selecionados na base de dados PubMed, de 2020 a 2023. Descrição da metodologia de ensino e procedimentos na prática clínica da Unidade Curricular Clínica Odontopediátrica III
Resultados: Durante a pandemia, a Clínica Odontopediátrica III substituiu as aulas presenciais pelo ensino online, retornando depois com seminários online. Persistiram medidas como o uso de EPIs e adaptação de procedimentos, marcação flexível de consultas, e limpeza constante.
Discussão: Durante a pandemia, a prática clínica foi temporariamente suspensa, retomada em grupos menores e com seminários online. Quanto às medidas de segurança houve adaptações nos procedimentos de consulta, sendo que algumas se mantiveram e outras não.
Conclusão: A pandemia exigiu adaptações na Clínica Universitária Filinto Baptista para proteção de todos, ajustando ensino e prática clínica. Este estudo destaca as mudanças na Clínica Odontopediátrica III durante a pandemia, preparando para crises futuras. Introduction: Since the detection of COVID-19, a global crisis erupted, with the declaration of a pandemic in March 2020. The Filinto Baptista University Clinic responded with rigorous measures. The area of Pediatric Dentistry faced challenges in both teaching and clinical practice. Thus, this study describes the changes in the clinic in terms of teaching and care.
Objective: To evaluate the changes in teaching methodology and procedures in the clinical practice of the Unidade Curricular Clínica Odontopediátrica III in Curso de Mestrado Integrado in Medicina Dentária at IUCS-CESPU, during the pre-pandemic, pandemic, and post-pandemic periods of COVID-19.
Material and Methods: Analysis of selected articles from the PubMed database, from 2020 to 2023. Description of the teaching methodology and procedures in the clinical practice of the Unidade Curricular Clínica Odontopediátrica III.
Results: During the pandemic, the Clínica Odontopediátrica III replaced in-person classes with online teaching, later returning with online seminars. Measures such as the use of PPE, adaptation of procedures, flexible appointment scheduling, and constant cleaning persisted.
Discussion: During the pandemic, clinical practice was temporarily suspended, then resumed in smaller groups with online seminars. Regarding safety measures, there were adaptations in consultation procedures, some of which remained, and others did not.
Conclusion: The pandemic required adaptations at the Clínica Uiniversitária Filinto Baptista to protect everyone, adjusting teaching and clinical practice. This study highlights the changes in Clínica Odontopediátrica III during the pandemic, preparing for future crises.