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dc.contributor.advisorCosta, Ana Rita Dias
dc.contributor.authorAntunes, Filipa Daniela da Rocha
dc.date.accessioned2025-04-08T10:32:24Z
dc.date.available2025-04-08T10:32:24Z
dc.date.issued2025
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11816/4772
dc.description.abstractEste relatório tem como objetivo refletir sobre o percurso formativo e pessoal desenvolvido ao longo do Mestrado em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica. A Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica tem como responsabilidade identificar fenómenos cruciais para o desenvolvimento do potencial humano e sua adaptação a diferentes contextos de transição. As experiências adquiridas nos estágios e o conhecimento teórico possibilitaram o aprimoramento de competências gerais e específicas na atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental (EEESMP). Antes da realização dos estágios profissionais, foi conduzida uma revisão integrativa da literatura sobre "Impacto de Programas de Saúde Mental Positiva em Adolescentes". Destaca-se a importância de implementar intervenções psicoterapêuticas no âmbito do EEESMP para promover a literacia em saúde mental positiva entre adolescentes, tema central deste percurso formativo. A adolescência é uma fase de grandes transformações emocionais, cognitivas e sociais, tornando-se um momento crítico para a promoção da saúde mental positiva. Keyes (2002) define saúde mental positiva como o estado de bem-estar onde os indivíduos não apenas estão livres de transtornos mentais, mas também funcionam de forma plena, com sentido de realização e propósito. Lluch (2013) destaca que a promoção de saúde mental positiva vai além da prevenção de doenças mentais, enfatizando o fortalecimento de competências emocionais e sociais que contribuem para o bem-estar dos jovens. Segundo ela, “a saúde mental positiva não é apenas a ausência de distúrbios, mas a capacidade de desenvolver uma personalidade equilibrada, que se adapta de forma saudável aos desafios do cotidiano”. A criação de um ambiente escolar acolhedor e positivo é crucial para a promoção da saúde mental entre os adolescentes. Stewart-Brown (2006) destaca que esse ambiente favorece a autoestima e a resiliência emocional dos estudantes. Lluch (2013) complementa, afirmando que “um ambiente escolar que estimula a empatia, o respeito mútuo e o apoio emocional contribui decisivamente para o bem-estar mental dos estudantes”. Assim, é necessária uma abordagem integrada que envolva educadores e a comunidade escolar na criação de um ambiente de apoio e inclusão. A capacitação dos educadores para identificar sinais precoces de dificuldades emocionais e implementar estratégias eficazes de apoio é fundamental. Durlak e DuPre (2008) enfatizam que a implementação de programas de saúde mental requer um planejamento estruturado e o envolvimento de todos os atores escolares, garantindo a eficácia das intervenções. Lluch (2013) ressalta que “o papel dos educadores é essencial, pois eles estão em contato direto com os adolescentes e podem identificar e intervir precocemente nos casos de sofrimento psicológico”. Durante os estágios realizados, foram implementadas diversas intervenções psicoterapêuticas, com destaque para a psicoeducação, a qual se mostrou a mais utilizada.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_PT
dc.subjectADOLESCENTESpt_PT
dc.subjectENFERMAGEM EM SAÚDE MENTALpt_PT
dc.subjectSAÚDE MENTAL POSITIVApt_PT
dc.subjectCONTEXTO ESCOLARpt_PT
dc.subjectPROMOÇÃO DA SAÚDEpt_PT
dc.titlePromoção da Saúde Mental Positiva em contexto escolarpt_PT
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/masterThesispt_PT
dc.identifier.tid203928369pt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátricapt_PT


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