dc.contributor.advisor | LOBO, ANA PAULA VILELA | |
dc.contributor.author | de Almeida, Nadir Patricia | |
dc.date.accessioned | 2025-10-09T10:21:21Z | |
dc.date.available | 2025-10-09T10:21:21Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11816/4784 | |
dc.description.abstract | Introdução: A Entrevista Motivacional (EM) tem surgido como uma estratégia centrada no paciente, com o propósito de fomentar a motivação interna para a mudança de comportamentos. A sua aplicação em Odontopediatria, revela-se promissora na abordagem de hábitos que, sobretudo, influenciam negativamente a saúde oral infantil.
Objetivo: Avaliar a eficácia da EM como uma ferramenta complementar na promoção de comportamentos saudáveis em crianças e educadores, com foco na prevenção da doença cárie dentária, na higiene oral e nos hábitos alimentares.
Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática integrativa com base na metodologia PRISMA, a partir da base de dados PubMed. Foram utilizadas combinações de palavras-chave e incluídos artigos publicados entre 2014-2025.
Resultados: A EM demonstrou efeitos positivos na redução de lesões de cárie dentária, na melhoria dos cuidados de higiene oral e na mudança de hábitos alimentares. O impacto foi mais evidente quando aplicados por profissionais treinados e em contexto de maior vulnerabilidade social.
Discussão: Os estudos analisados sugerem que a EM tem uma maior repercussão comparada às abordagens educativas convencionais, reforçando a importância da escuta ativa, da empatia e da capacitação profissional.
Conclusão: A aplicação da Entrevista Motivacional em Odontopediatria revelou-se uma estratégia útil para incentivar mudanças positivas nos comportamentos de saúde oral de crianças e educadores. Quando bem conduzida, contribui para melhores resultados clínicos, reforçando a importância do envolvimento ativo dos profissionais na promoção da saúde oral desde a infância. | pt_PT |
dc.description.abstract | Introduction: Motivational Interviewing (MI) has emerged as a patient-centered strategy aimed at enhancing intrinsic motivation for behavior change. Its application in pediatric dentistry shows promise in addressing habits that negatively impact children's oral health.
Objective: To evaluate the effectiveness of MI as a complementary tool in promoting healthy behaviors among children and their caregivers, with a focus on the prevention of dental caries, oral hygiene, and dietary habits.
Materials and Methods: An integrative systematic review was conducted based on PRISMA methodology, using the PubMed database. Keyword combinations were used to identify relevant articles published between 2014 and 2025.
Results: MI demonstrated positive effects in reducing dental caries, improving oral hygiene practices, and encouraging healthier eating habits. These impacts were more significant when interventions were delivered by trained professionals and in socially vulnerable contexts.
Discussion: The studies analyzed suggest that MI is more effective than conventional educational approaches, highlighting the importance of active listening, empathy, and professional training.
Conclusion: The implementation of Motivational Interviewing in pediatric dentistry proved to be a valuable strategy to promote positive changes in oral health behaviors among children and caregivers. When properly applied, it contributes to improved clinical outcomes and emphasizes the active role of oral health professionals in early health promotion. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_PT |
dc.subject | Child, Preschool | pt_PT |
dc.subject | Motivational Interviewing | pt_PT |
dc.subject | Oral health | pt_PT |
dc.subject | Oral hygiene Education | pt_PT |
dc.title | Importância da Entrevista Motivacional em Odontopediatria Uma revisão sistemática integrativa | pt_PT |
dc.type | info:eu-repo/semantics/masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 204009154 | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Medicina Dentária | pt_PT |