dc.contributor.advisor | LOBO, ANA PAULA VILELA | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Mariana Vaz | |
dc.date.accessioned | 2025-10-09T11:37:28Z | |
dc.date.available | 2025-10-09T11:37:28Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11816/4802 | |
dc.description.abstract | Introdução: Desde cedo, os livros ilustrados desempenham um papel fundamental no desenvolvimento infantil, promovendo competências linguísticas, cognitivas e emocionais. A linguagem visual permite comunicar conceitos complexos de forma acessível, como os relacionados com a saúde. A cárie dentária, sendo altamente prevalente na infância, pode ser representada por imagens que facilitam a sua compreensão e prevenção precoce.
Objetivo: Explorar de que forma a linguagem visual pode ser utilizada para comunicar sinais e sintomas da cárie dentária a crianças em idade pré-escolar.
Materiais e métodos: Foi adotada uma metodologia mista e exploratória. Inicialmente, realizou-se uma revisão de literatura sobre leitura infantil, linguagem visual e saúde oral, com base na PubMed.
Resultados: Foram incluídos 4 artigos na tabela de resultados e utilizados 18 artigos no total do estudo.
Discussão: Com base na análise e enquadramento teórico, foi desenvolvido um livro ilustrado sem texto, adequado ao público pré-escolar. A linguagem visual foi planeada para comunicar de forma emocional e intuitiva, articulando-se com os princípios do ICDAS e da psicologia da cor.
Conclusão: A linguagem visual mostrou-se eficaz na comunicação de sinais precoces da cárie dentária, promovendo a literacia em saúde oral entre crianças e cuidadores, através da simplicidade e empatia da imagem. | pt_PT |
dc.description.abstract | Introduction: From an early age, picture books play a fundamental role in child development, promoting linguistic, cognitive, and emotional skills. Visual language enables the communication of complex concepts in an accessible way, including those related to health. Dental caries, which is highly prevalent in childhood, can be represented through images that facilitate its understanding and early prevention.
Objective: To explore how visual language can be used to communicate the signs and symptoms of dental caries to preschool-aged children.
Materials and Methods: A mixed and exploratory methodology was adopted. Initially, a literature review was conducted on children's reading, visual language, and oral health, using the PubMed database.
Results: Four articles were included in the results table, and a total of eighteen articles were used throughout the study.
Discussion: Based on the analysis and theoretical framework, a wordless picture book was developed, specifically designed for preschool children. The visual language was carefully planned to communicate in an emotional and intuitive way, aligned with the principles of the ICDAS and the psychology of colour.
Conclusion: Visual language proved to be effective in communicating early signs of dental caries, promoting oral health literacy among children and caregivers through the simplicity and empathy conveyed by the image. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_PT |
dc.subject | Dental caries | pt_PT |
dc.subject | Young children | pt_PT |
dc.subject | Risk assessment | pt_PT |
dc.subject | Risk factors | pt_PT |
dc.title | Literatura infantil para a promoção da saúde oral: um estudo exploratório | pt_PT |
dc.type | info:eu-repo/semantics/masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 204009138 | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Medicina Dentária | pt_PT |