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Perceção do Clima Educativo Durante e Após a COVID-19 em Estudantes de Medicina Dentária do Instituto Universitário Ciências da Saúde Estudo observacional longitudinal

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Dissertação de mestrado (1.243Mb)
Data
2025
Autor
Pereira, Sandra Pinho Chumbinho
Metadata
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Resumo
Introdução: A pandemia COVID-19 impôs uma transição abrupta para o ensino remoto e suspensão das atividades práticas, impactando significativamente o clima educativo, especialmente em cursos da área da saúde como a Medicina Dentária. Objetivo: Avaliar a perceção dos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Dentária do Instituto Universitário de Ciências da Saúde sobre o clima educativo durante e após a pandemia, analisando também diferenças de acordo com a nacionalidade. Materiais e Métodos: Estudo observacional longitudinal, com aplicação do questionário DREEM aos mesmos estudantes em dois momentos: durante (2021/2022) e após a pandemia (2023/2024). Resultados/Discussão: A amostra incluiu 163 estudantes, maioritariamente do sexo feminino, com idades entre 20 e 47 anos de diversas nacionalidades. Os resultados revelaram que a perceção do ambiente educativo e a avaliação dos professores foram significativamente superiores após a pandemia (p = 0,042 e p = 0,043, respetivamente). Contudo, registou-se uma redução significativa na autoperceção da aprendizagem (p < 0,001), na perceção social de si próprio (p < 0,001) e na perceção global do clima educativo (p = 0,018) após a pandemia. Durante a pandemia, observaram-se diferenças significativas nestas dimensões de acordo com a nacionalidade dos estudantes. Estes resultados estão em consonância com a literatura, nomeadamente com Algotar et al., Dávidovics et al. e Kaurani et al. Conclusão: Apesar da melhoria na perceção do ambiente educativo e dos professores após a pandemia, persistem desafios na aprendizagem, bem-estar social e clima académico. As diferenças entre estudantes nacionais e internacionais evidenciam a necessidade de estratégias de apoio diferenciadas, especialmente em contextos de crise.
 
Introduction: The COVID-19 pandemic imposed an abrupt transition to remote teaching and suspension of practical activities, significantly impacting the educational climate, especially in health courses such as Dental Medicine. Objective: To evaluate the perception of students of the Integrated Master's Degree in Dental Medicine at the IUCS about the educational climate during and after the pandemic, also analyzing differences according to nationality. Materials and Methods: Longitudinal observational study, using the DREEM questionnaire applied to the same students at two points in time: during (2021/2022) and after the pandemic (2023/2024). Results: The sample included 163 students, mostly female, aged between 20 and 47, of various nationalities. The results showed that the perception of the educational environment and the evaluation of teachers were significantly higher after the pandemic (p = 0.042 and p = 0.043, respectively). However, there was a significant reduction in the self-perception of learning (p < 0.001), the social perception of oneself (p < 0.001) and the overall perception of the educational climate (p = 0.018) after the pandemic. During the pandemic, there were significant differences in these dimensions according to the students' nationality. These results are in line with the literature, namely Algotar et al, Dávidovics et al and Kaurani et al, Conclusion: Although the perception of the educational environment and teachers has improved after the pandemic, challenges persist in terms of learning, social well-being and academic climate. The differences between national and international students highlight the need for differentiated support strategies, especially in crisis contexts.
 
URI
http://hdl.handle.net/20.500.11816/4851
Collections
  • Medicina Dentária

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