Intervenções do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica na cognição do idoso com défice cognitivo
Abstract
Este relatório de natureza profissional tem como finalidade dar cumprimento à exigência académica de conclusão do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, como também refletir sobre a importância do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica nos diversos contextos de intervenção, analisar o processo de aquisição de competências nos estágios e fundamentar as práticas à luz da evidência científica e dos princípios éticos.
Pretende-se integrar uma reflexão crítica e análise teórica da prática profissional, promovendo uma articulação entre a experiência vivida e o conhecimento científico. Para a aquisição e desenvolvimento das competências comuns e específicas, foram realizados três estágios, no contexto de internamento de agudos, comunidade e unidades especializadas (reabilitação psicossocial), decorridos entre novembro de 2024 e maio de 2025. Ao longo deste percurso, as intervenções psicoterapêuticas desempenharam um papel crucial na estruturação, organização e qualidade das intervenções, contribuindo para o desenvolvimento de uma prática clínica humanizada.
Dando ênfase a uma prática especializada de enfermagem sustentada na evidência científica, foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura subordinada ao tema: "Intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica na cognição do idoso com défice cognitivo". Esta revisão permitiu uma análise dos benefícios da estimulação cognitiva, enquanto intervenção psicoterapêutica dirigida aos idosos com comprometimento cognitivo. Os resultados obtidos com a implementação do programa de Estimulação Cognitiva, em articulação com as evidências emergentes da revisão, reforçaram a relevância desta abordagem na promoção e manutenção das capacidades cognitivas, destacando o contributo do especialista neste domínio.
Assim, considera-se que o percurso formativo aqui descrito permitiu o desenvolvimento de competências fundamentais para a prestação de cuidados do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, sustentados em processos de tomada de decisão clínica e em intervenções refletidas e adequadas às necessidades da pessoa, da família e da comunidade.
