Intervenções do enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica para a redução da ansiedade do cuidador informal da pessoa com doença mental
Abstract
Este relatório, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, descreve e analisa a intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria (EESMP) na redução da ansiedade do cuidador informal da pessoa com doença mental. A intervenção, intitulada Mãos que cuidam… também precisam de ser cuidadas, foi aplicada na comunidade junto de cuidadores de pessoas com perturbação neurocognitiva ligeira a moderada.
Baseada numa abordagem centrada na pessoa e no programa Es(Tar) com demência (Sousa, 2017), foi desenvolvida uma intervenção psicoeducativa com os objetivos de reduzir a sobrecarga emocional, promover a capacitação e desenvolver estratégias de coping nos cuidadores informais.
A amostra foi composta por seis cuidadores com capacidade de leitura e escrita, que aceitaram participar voluntariamente. A recolha de dados ocorreu em contexto de estágio na comunidade. Após a implementação do programa, os dados foram analisados para avaliar os efeitos na ansiedade e sobrecarga dos cuidadores.
Os resultados revelaram uma forte correlação entre ansiedade e sobrecarga (r = 0,94; p = 0,006), sublinhando a importância de intervenções estruturadas e contínuas. Apesar das limitações do número de participantes e do tempo disponível, os dados quantitativos sugerem um impacto positivo na perceção de apoio e bem-estar dos cuidadores.
Este projeto reforça a importância de cuidar de quem cuida, valorizando práticas de enfermagem baseadas na evidência que promovam a saúde mental do cuidador e da pessoa cuidada, e consolidando o papel do EESMP nesse processo.
