| dc.description.abstract | No presente relatório está explanado o percurso formativo desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, realizado na Escola Superior de Saúde Vale do Ave, refletindo as aprendizagens, as experiências e as competências adquiridas ao longo de três estágios de natureza profissional, em diferentes contextos – Internamento de Agudos, Comunidade e Unidades Especializadas (Reabilitação Psicossocial). Estes permitiram um contacto abrangente com diversas realidades, ao longo do ciclo vital do indivíduo.
Foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura com o objetivo de avaliar o impacto do Relaxamento na pessoa adulta com ansiedade. Atualmente assistimos a uma manifestação crescente de pessoas que apresentam sintomatologia ansiosa, que pode ser explicada pelas exigências familiares, profissionais, sociais, crises e instabilidade social.
Considerando que a ansiedade é uma vivência emocional frequente no contexto da saúde mental, desenvolvi uma intervenção sistematizada, através da implementação de um Programa de Relaxamento dirigido a diferentes populações-alvo dos três contextos de estágio. Os resultados obtidos corroboram as conclusões descritas na Revisão Integrativa da Literatura: o Relaxamento é eficaz na redução da sintomatologia ansiosa, bem como na promoção do bem-estar e melhoria do sono do adulto.
O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica é um profissional com competências especializadas que mobiliza conhecimentos científicos, técnicos e humanos que vão de encontro às necessidades do utente, família e comunidade. Este realiza intervenções autónomas em Enfermagem, entre as quais o Relaxamento, que se revela eficaz na redução da ansiedade, na sensação de tranquilidade e na autorregulação emocional. | pt_PT |