Avaliação de um programa de intervenção educativa para o aumento da atenção e da reflexividade
Résumé
O presente trabalho teve como principal objectivo a avaliação da eficácia do programa de
intervenção educativa para aumentar a atenção e a reflexividade PIAAR-R, elegendo-se como
principal objecto de estudo crianças do 2º ciclo de escolaridade (com idades compreendidas
entre os 10 e os 12 anos) com défice de atenção, elevada impulsividade e hiperactividade.
Para esse efeito foram organizados dois grupos experimentais (grupo A e grupo B) e um grupo
de controlo, divididos aleatoriamente. Nas crianças pertencentes ao grupo experimental
implementou-se o programa PIAAR-R e as do grupo de controlo não foram submetidas à
intervenção. Definiram-se dois momentos para a avaliação dos grupos: efectuou-se um pré
teste nos grupos experimentais e de controlo (Escala de Conners para pais versão revista
(forma reduzida) (COp) e Escala de Conners para professores versão revista (forma reduzida)
(COpr) , CBCL e TRF), e imediatamente após o término das sessões realizou-se um pós teste
em ambos os grupos com os mesmos instrumentos. Avaliou-se desta forma os efeitos do
programa a curto prazo. Os resultados deste estudo, comprometem a aplicação do programa a
crianças com problemas de atenção e comportamentais em contexto de grupo ao ritmo de uma
sessão por semana. A falta de efeitos observados, poderá relacionar-se com uma
multiplicidade de causas: aspectos relacionados com as medidas de avaliação do programa,
factores temporais (frequência e ritmo das sessões), factores inerentes ao técnico (falta de
estratégias de controlo da qualidade da intervenção),o surgimento de variáveis parasitas, como
a ocorrência de fenómenos de influência social, aspectos que dizem respeito aos
observadores/avaliadores externos e aspectos relacionados com as bases teóricas do programa.