Promoção de competências emocionais: avaliação qualitativa do impacto de um programa no Ensino Superior
Abstract
Esta investigação surge no âmbito de um estudo de Avaliação do Impacto de um Programa de
Promoção de Competências Emocionais que decorre no Gabinete do Estudante (GEs) do Instituto
Politécnico do Porto (IPP) em colaboração com a Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde
(UnIPSa). Dirige-se aos Estudantes do Ensino Superior, desenvolvido pelo GEs do IPP, tendo como
referência o Modelo de Salovey e Mayer (1990) de literacia emocional que propõe uma associação entre
conhecimento emocional e o bem-estar geral. Consiste num total de 12 horas de formação organizadas em
quatro sessões com o objectivo de promover o desenvolvimento psicológico, o desenvolvimento de
competências emocionais, bem como dotar os estudantes de competências de expressão e regulação
emocional.
Para a avaliação do impacto do programa foram realizados dois estudos independentes, com o
objectivo central de avaliação do impacto junto dos participantes . Realizam-se análises qualitativas,
através da análise de conteúdo, de um questionário integrante do programa bem como respostas a
entrevistas realizadas após o término do mesmo.
Os resultados apontam para diferenças positivas curto e longo prazo, nomeadamente os
participantes referem estar mais atentos si, aos outros e às suas emoções.