Adaptação da escala de sentimentos criminais
Résumé
Introdução: Sentimentos criminais são um conjunto de atitudes e crenças que representam suporte proximal pessoal e interpessoal para o comportamento criminoso que se torna enraizado através da formação e adopção de sentimentos criminais comuns, normas, costumes e mecanismos via pressão exercida pelo grupo (Golden, 2003; Stevenson, Hall & Innes, 2004; Tulyakov, 2004). A Criminal Sentiments Scale (CSS) trata-se de um questionário auto-aplicável que foi desenvolvido com o objectivo de medir as atitudes anti-sociais, valores e crenças directamente relacionados com a actividade criminal (Simourd & Olver, 2002).
Método: A nossa amostra encontra-se organizada da seguinte forma: Grupo de jovens não delinquentes (ND) (n=49), ou seja, que nunca tiveram qualquer contacto com o sistema judicial e um grupo de jovens delinquentes (D) (n=33) que se encontram em contacto com o sistema judicial. Foi aplicado a ambos a versão portuguesa da “Criminal Sentiments Scale – Modified” (CSS-M).
Resultados: A versão portuguesa da CSS-M revelou uma boa consistência interna (alfa de Cronbach =, 89), e apoiando esta medida, a totalidade de subescalas da versão portuguesa do CSS-M correlacionam-se de forma significativa entre elas. O resultado total da CSS-M foi de 29,22 (DP=11,54) para o grupo D e de 15,39 (DP=6,22), existindo também diferenças significativas entre os dois grupos nas subescalas que a compõem.
Conclusões: Este estudo de adaptação da versão portuguesa da CSS-M, revela características psicométricas similares às encontradas em outros estudos que utilizaram a mesma escala e, por isso, estamos perante um instrumento de aplicação breve, sensível e especifico para o estudo das atitudes anti-sociais, crenças e valores.