• English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • español 
    • English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Instituto Politécnico de Saúde do Norte
  • Escola Superior de Saúde do Vale do Ave
  • Ciências Biomédicas
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Instituto Politécnico de Saúde do Norte
  • Escola Superior de Saúde do Vale do Ave
  • Ciências Biomédicas
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Caracterização genética do gene "Toll-Like Receptor 3" (TLR3) em populações naturais de coelho bravo (oryctolagus cuniculus)

Thumbnail
Ver/
Capa.pdf (1.392Mb)
folha de rosto.pdf (1.504Mb)
tese.pdf (5.194Mb)
Fecha
2010
Autor
Areal, Helena Carla Oliveira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O Receptor Toll-like 3 (TLR3) participa na resposta imune inata através do reconhecimento de agentes patogénicos, especialmente de vírus de RNA. Com este estudo, tirando partido da recente sequenciação completa do genoma do Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), sequenciou-se o gene TLR3 e estimou-se a variabilidade genética nas suas populações naturais. O estudo deste gene nesta espécie poderá ser relevante na compreensão da interacção entre os agentes patogénicos e a primeira linha de defesa do organismo. Este mamífero é fortemente atingido por duas doenças virais, a Doença Hemorrágica Viral e a Mixomatose, o que realça a importância deste estudo para a compreensão da interacção vírus-hospedeiro. Em 40 indivíduos estudados, pertencentes às duas subespécies de Coelho-bravo, detectaram-se 41 posições polimórficas, 18 exclusivas das populações de Oryctolagus cuniculus algirus e 5 das de Oryctolagus cuniculus cuniculus. Estas substituições originaram 15 substituições aminoacídicas, sendo 5 exclusivas de Oryctolagus cuniculus cuniculus e 5 exclusivas de Oryctolagus cuniculus algirus. A análise das regiões intrónicas deste gene em Coelhobravo permitiu detectar cinco C-repeats que se terão inserido em diferentes momentos da história evolutiva dos Lagomorfos. Adicionalmente, em sequências de TLR3 de mamíferos, detectaram-se 24 codões sob selecção positiva. Os resultados obtidos permitiram concluir que as populações de Coelho-bravo apresentam mais diversidade do que as de outras populações de mamíferos já estudadas. A detecção de uma elevada selecção positiva sugere que este gene terá evoluído com adaptações específicas para cada espécie. Para uma melhor compreensão do papel do TLR3 na resposta imunitária deverão ser realizados estudos de expressão génica e mais populações naturais terão que ser analisadas.
URI
https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/169
http://hdl.handle.net/20.500.11816/169
Colecciones
  • Ciências Biomédicas

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
CESPU CRL
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
CESPU CRL