Avaliação da discrepância dentária segundo a análise de Bolton e a sua relação com as diferentes maloclusões na população do norte de Portugal
Fecha
2012Autor
Jorge, Marta Isabel Fernandes Barroso Pereira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Na busca da excelência no tratamento ortodôntico é de fundamental importância a análise da discrepância do tamanho dentário sendo de referência a análise proposta por Bolton. Um resultado excelente no tratamento ortodôntico com uma oclusão ideal, Trespasse Vertical, Trespasse Horizontal e uma Curva de Spee correctas muitas vezes é prejudicado pela desproporção entre a dentição superior e a inferior. Uma elevada percentagem das dificuldades na fase do acabamento ortodôntico surgem devido á desarmonia do tamanho dentário, as quais deveriam ser detectadas durante a fase de diagnóstico e plano de tratamento.
Com este estudo pretende-se avaliar a prevalência da discrepância de tamanho dentário e a sua relação com os diferentes tipos de maloclusão, assim como a relação com o Trespasse Vertical, Trespasse Horizontal, Curva de Spee e Apinhamento anterior, inferior e superior e ainda verificar o dimorfismo sexual.
Foram avaliados 120 modelos de gesso de pacientes que recorreram ao Instituto Superior Ciências da Saúde – Norte e a Clínicas Dentárias Privadas do Norte de Portugal, com o intuito de serem tratados ortodônticamente cumprindo os critérios de inclusão e exclusão e analisados segundo o método de Bolton. Utilizou-se o paquímetro digital e uma régua milimetrada para a obtenção das diversas medidas, nos modelos de gesso .
Os resultados obtidos da média da discrepância do tamanho dentário total e anterior foi de 92,70% e 78.76%, com desvio padrão de 2,80 e 3.24 respectivamente. A prevalência da discrepância do tamanho dentário na população estudada foi de 53.3%,apresentando-se significativamente alta.
Não se observaram diferenças significativas das proporções dentárias anteriores e total relativamente aos diferentes tipos de maloclusão, tendo-se observado dimorfismo sexual relativamente à discrepância do tamanho dentário total.