Avaliação da discrepância dentária segundo a análise de Bolton e a sua relação com as diferentes maloclusões na população do norte de Portugal
Résumé
Na busca da excelência no tratamento ortodôntico é de fundamental importância a análise da discrepância do tamanho dentário sendo de referência a análise proposta por Bolton. Um resultado excelente no tratamento ortodôntico com uma oclusão ideal, Trespasse Vertical, Trespasse Horizontal e uma Curva de Spee correctas muitas vezes é prejudicado pela desproporção entre a dentição superior e a inferior. Uma elevada percentagem das dificuldades na fase do acabamento ortodôntico surgem devido á desarmonia do tamanho dentário, as quais deveriam ser detectadas durante a fase de diagnóstico e plano de tratamento.
Com este estudo pretende-se avaliar a prevalência da discrepância de tamanho dentário e a sua relação com os diferentes tipos de maloclusão, assim como a relação com o Trespasse Vertical, Trespasse Horizontal, Curva de Spee e Apinhamento anterior, inferior e superior e ainda verificar o dimorfismo sexual.
Foram avaliados 120 modelos de gesso de pacientes que recorreram ao Instituto Superior Ciências da Saúde – Norte e a Clínicas Dentárias Privadas do Norte de Portugal, com o intuito de serem tratados ortodônticamente cumprindo os critérios de inclusão e exclusão e analisados segundo o método de Bolton. Utilizou-se o paquímetro digital e uma régua milimetrada para a obtenção das diversas medidas, nos modelos de gesso .
Os resultados obtidos da média da discrepância do tamanho dentário total e anterior foi de 92,70% e 78.76%, com desvio padrão de 2,80 e 3.24 respectivamente. A prevalência da discrepância do tamanho dentário na população estudada foi de 53.3%,apresentando-se significativamente alta.
Não se observaram diferenças significativas das proporções dentárias anteriores e total relativamente aos diferentes tipos de maloclusão, tendo-se observado dimorfismo sexual relativamente à discrepância do tamanho dentário total.