• English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • português (Brasil) 
    • English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais e do Comportamento
  • Psicologia
  • Psicologia Clínica
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais e do Comportamento
  • Psicologia
  • Psicologia Clínica
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Avaliação da memória em crianças do ensino especial na província de Huambo

Thumbnail
Visualizar/Abrir
LM TESE FINAL ENTREGAR RUTH 30 NOvembro.pdf (466.9Kb)
Data
2015-12-10
Autor
Loth, Celeste Ruth
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A memória representa a base de todo o conhecimento sendo através desta atribuímos, significado a tudo o que acontece no nosso dia a dia, e juntamos experiências para utilizar durante a vida futura. A construção de técnicas que possibilitem a avaliação prematura da memória é fundamental para entender do desenvolvimento e intervenção, quando for possível. A presente pesquisa teve como principal intenção a recolha de dados comparativos para Memoria em crianças de 6 aos 10 anos de idade, assim como o conhecimento de outras características psicométricas deste instrumento que, até momento, não tem quaisquer estudos publicados em Angola. Foi observada uma amostra de 60 crianças, de ambos os sexos, com idades entre os 6 e os 10 anos ensino regular, ensino especial, colégios, dos bairros académico, cidade baixa, cidade alta, maioritariamente escolas públicas. Utilizamos a Escala de Ansiedade manifesta para Crianças para avalia a ansiedade traço e o sub teste Dígitos para avaliar a memória. Utilizamos ainda o Memo1 para avaliação e treino da memória. A realização dos exercícios é dirigida para a aprendizagem de vocabulário e o treino de competências, tais como: Atenção, Concentração e Memória Auditiva Imediata. Finalmente avaliámos a eficácia do programa de estimulação. O Grupo do Ensino especial apresenta défices mais acentuados de memória do que o grupo do Ensino regular e ainda maiores níveis de ansiedade.
URI
http://hdl.handle.net/20.500.11816/1845
Collections
  • Psicologia Clínica

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
CESPU CRL
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
CESPU CRL