Atenção, memória e aprendizagem verbal em jovens entre 12 e 16 anos de idade do município do Huambo
Resumo
Introdução: O funcionamento neuropsicológico é um fator de extrema importância para o
processo de aprendizagem. Atenção, memória e aprendizagem verbal, são funções
comummente implicadas na adaptação e no sucesso escolar dos jovens.
Objetivos: Opresente trabalho tem como objectivo, estabelecer a normatividade de provas
neuropsicológicas que avaliam as funções supra-citadas, em crianças da 7ª, 8ª e 9ª classes da
cidade do Huambo.
Métodos: Foram incluídos no presente estudo, 100 alunos com idades compreendidas entre
os 12 e os 16 anos. A todos os alunos foram administradas as provas dos dígitos diretos e
indiretos, o Teste de Aprendizagem Verbal Complutense (TAVECI) e o teste dos Cinco
dígitos.
Resultados: Os resultados obtidos nas provas não apresentaram uma distribuição normal.
Os resultados obtidos foram diferencialmente influenciados por diversas variáveis, tais
como: a escolaridade, o sexo e a escolaridade da mãe. Foram construídas tabelas de
conversão dos resultados brutos em percentis de acordo com a escolaridade para cada um
dos testes
Conclusões: Verificamos a influência de variáveis pouco usuais no desempenho das provas
neuropsicológicas. Este aspeto reforça a necessidade de se aprofundar o estudo do
funcionamento neuropsicológico em diferentes contextos culturais. As tabelas de conversão
dos resultados brutos, constituem uma ferramenta essencial para a interpretação inicial do
desempenho dos jovens nas provas aplicadas