Teste das matrizes progressivas coloridas de Raven: Obtenção dos dados normativos com crianças dos 6 aos 8 anos

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Data
2015-07-03Autore
Samunda, Armando Luciano António Costa
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A inteligência como uma capacidade cognitiva geral, permite raciocinar,
compreender ideias, resolver problemas, planear e aprender, sendo tradicionalmente
examinada por instrumentos de avaliação fundamentados do ponto de vista teórico,
psicométricos e normativo. A existência de dados normativos que permitam a comparação
do sujeito com os seus pares, constitui uma exigência essencial para a interpretação dos
resultados nos testes e para a viabilização da avaliação psicológica. O teste das Matrizes
Progressivas Coloridas de Raven (MPCR; Raven, 1947; Simões, 2000, Brites, 2009) é um dos
instrumentos da avaliação não-verbal da inteligência mais utilizados actualmente. Porém,
em Angola não existem dados normativos publicados, o que leva a crer que não foram
desenvolvidos estudos com esta prova. Tendo em conta tal necessidade, o trabalho tem
como objectivo principal, obter dados normativos aplicáveis à população angolana para se
ultrapassar a escassez de estudos psicométricos e normativos, contribuindo para a evolução
da avaliação da inteligência em idade escolar.
Após a autorização pela comissão de pais/ encarregados de educação e dos
responsáveis da escola primária pública no Município do Bailundo, num universo
populacional de 696 alunos, serviram de amostra 89 crianças dos quais 46 meninas e 43
rapazes. O tratamento dos dados para interpretar o desempenho das crianças, nas MPCR foi
utilizado o programa SPSS que possibilitou obter os dados em termos de percentis.
Do ponto de vista de resultados, os dados normativos obtidos estão representados
por médias, desvio padrão e 7 níveis de percentis (5, 10, 25, 50, 75, 90, e 95) em anos e
meses.
Conclui-se que os resultados do presente estudo apontam para valores de precisão e
validade aceitável, sugerindo que o teste das MPCR podem ser usados na população
angolana nestas faixas etárias.