Sintomatologia psicopatológica na psoríase
Resumen
A Psoríase é uma doença inflamatória e crónica da pele com manifestações clínicas e gravidade variáveis. Estima-se que 1 a 3% da população mundial seja afetada pela doença (Kurd et al., 2010). Tal como todas as doenças crónicas, a psoríase tem efeitos na qualidade de vida, social, emocional e profissional dos doentes, contudo a psoríase, ainda tem recebido pouca atenção na investigação.
Em Portugal poucos estudos foram elaborados com a população portadora de psoríase, por esse motivo procurou-se explorar a sintomatologia psicopatológica em doentes psoriáticos. A amostra do estudo é constituída por 228 participantes, 114 do sexo masculino e 111 do sexo feminino, recrutados com a colaboração da PsoPortugal. Todos os participantes completaram um protocolo com instrumentos para avaliar: características demográficas e clinicas, índice de severidade da doença, índice da gravidade da doença e sintomatologia psicopatológica. Os principais resultados mostram que: (1) os participantes apresentam outras doenças associadas à psoríase, comorbilidade da psoríase, sendo que cerca de 49.1% dos participantes responderam positivamente para outras doenças; (2) mais de metade da amostra indicou presença de psoríase na família (M = 57%); (3) cerca de 40,4%, referiram ter sido diagnosticados com ansiedade ou depressão; (4) os participantes com maior severidade da doença apresentam valores superiores de somatização e hostilidade; (5) os participantes com lesões localizadas na face apresentam valores significativos nas dimensões hostilidade, obsessão compulsão, somatização e ansiedade fóbica.
Concluímos que os resultados alcançados constituem um contributo para a terapêutica psicológica em portadores de psoríase, nomeadamente por indicarem que estes apresentam níveis de ansiedade, depressão, somatização elevados, bem como alguns indicadores gerais de hostilidade (inadaptação à doença).